artigos

EXPRESSÃO DA P27 NA VULVA

EXPRESSÃO DA P27 NO EPITÉLIO NORMAL E NO CONDILOMA DA VULVA DE MULHERES COM SOROLOGIA POSITIVA E NEGATIVA PARA HIV

Esta tese foi apresentada à Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina para obtenção do título de Mestre em Ginecologia.

Objetivo: A avaliação comparativa da expressão da proteína p27 no epitélio normal e em condilomas de vulva de pacientes com sorologia positiva e negativa para HIV. O condiloma da vulva é doença produzida pelo HPV (Papilomavirus Humano). A proteína p27 é resultante da transcrição do gene p27, que é considerado um supressor tumoral porque inibe as ciclinas dependentes de quinase (CDK), fazendo com que a célula permaneça estacionada em G1.

Casuística e Métodos: Foram avaliadas oito amostras de epitélio vulvar normal (grupo A), 10 de condiloma de vulva em pacientes HIV negativo (grupo B), e outras oito de condiloma de vulva em pacientes HIV positivo (grupo C), por meio de imuno-histoquímica utilizando-se anticorpo monoclonal de camundongo (Monoclonal Mouse; anti-human p27, Clone Sx 53 G8). Avaliou-se imunoexpressão com aumento de 400x, contando-se no mínimo 1000 células por lâmina.

Resultados: Os resultados obtidos foram: a) quando se comparam os grupos A e B e os grupos A e C, observou-se diferença significativa quanto à expressão da p27 que foi encontrada e 63,62% no grupo A e em apenas 13,35% e 18,89% nos grupos B e C, respectivamente; b) ao se comparar os grupos B e C entre si não houve diferença significativa. Notamos, ainda, que a expressão da proteína p27 foi mais uniforme e acentuada na camada basal e na periferia das papilas, diminuindo no sentido da base para a superfície do epitélio.

Conclusão: Concluímos que nos condilomas vulvares a expressão da p27 está acentuadamente diminuída, tanto nos soropositivos como nos soronegativos para HIV.