artigos

A Importância da Vitamina D

A vitamina D, na verdade um hormônio esteroide, é mais conhecida por atuar na absorção do cálcio e no metabolismo ósseo e, além disso, é fundamental para diversos outros processos fisiológicos que ocorrem em nosso corpo. Atua nos músculos melhorando a força e o tônus muscular (por isso a importância em atletas), no sistema imunológico aumentando a quantidade de linfócitos, sistema cardiovascular, sistema nervoso, pele, próstata, pâncreas e outros órgãos. Estudos já relacionam a vitamina D com a prevenção e o tratamento de doenças autoimunes, como artrite reumatoide e lúpus.

Alguns estudos epidemiológicos apontam que até 80% da população é deficiente em vitamina D, variando conforme localidade, classe social e hábitos de vida, sendo a exposição solar o fator mais importante na prevenção.

A exposição solar recomendada para se manter níveis saudáveis de vitamina D é de 10 a 15 minutos por dia. Nos casos em que isso não é possível, a suplementação consegue atingir o mesmo efeito. A vitamina D pode ser obtida pela dieta, provindo de alimentos de origem animal, principalmente peixes gordurosos de água fria e profunda, como o salmão e o atum, além de alguns vegetais, fungos e gema de ovo, mas essas fontes não costumam ser suficientes, e representam entre 10% e 20% da necessidade diária.

O envelhecimento parece ser um fator de risco para a diminuição da vitamina D, pois reduz a capacidade da pele de sintetizar provitamina D, pelo afinamento que ocorre na derme e epiderme.

Acompanhe seus níveis de vitamina D periodicamente para saber se há necessidade de suplementação, e converse com seu médico ou nutricionista.

Dr. Renato Monteiro Zucchi